Aguarde...
29 de Agosto de 2025
Com o intuito de compartilhar experiências e fortalecer parcerias no campo da saúde, o Hospital Geral de Itapevi (HGI), gerenciado pelo CEJAM em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, recebeu, no dia 21 de agosto, a visita da British Society for Antimicrobial Chemotherapy - BSAC (Sociedade Britânica de Quimioterapia Antimicrobiana – em português), ao lado de representantes do Consulado Britânico e do Instituto Qualisa de Gestão – IQG.
A visita teve como objetivo apresentar as boas práticas na gestão do uso de antimicrobianos, conduzidas pelos infectologistas Tassiana Rodrigues e Danilo Galvão, que discutiram o Programa de Stewardship desenvolvido na unidade.
As bactérias multirresistentes representam um desafio à saúde pública, reduzindo a eficácia dos antibióticos e aumentando internações e mortalidade. A prevenção requer estratégias integradas, como o uso racional de antibióticos, melhorias na higiene hospitalar e programas de educação para profissionais de saúde e para a população.
Nesse contexto, a BSAC é uma referência global na promoção do uso racional de antimicrobianos, com mais de 50 anos de experiência nas áreas científica, educacional e normativa. A organização se destaca na avaliação de desempenho clínico, implementação de Programas de Stewardship e capacitação de profissionais em diferentes sistemas de saúde, incluindo países de média e baixa renda.
Segundo a Dra. Tassiana Rodrigues Galvão, o manejo adequado de antimicrobianos é uma medida eficaz para combater essa resistência. “Isso envolve a escolha correta do antibiótico, revisões constantes de prescrições e trabalho em equipe entre médicos, farmacêuticos, enfermeiros e microbiologistas. Essa abordagem integrada fortalece decisões, garante segurança ao paciente e preserva a eficácia dos antibióticos.”
A troca de informações e a demonstração das abordagens adotadas pelo Hospital para a BSAC constituem uma referência valiosa para o desenvolvimento de ações colaborativas em âmbito internacional.
Para a Dra. Rebecca Saad, infectologista e coordenadora corporativa do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) do CEJAM, a implementação de programas de racionalização em todas as instituições de saúde é essencial. “Precisamos olhar para a multirresistência como um problema de saúde global. O CEJAM já implementa o guia empírico de antibiótico e os indicadores de acompanhamento de uso de antimicrobianos, com foco em melhorar esses aspectos nas unidades de urgência, emergência e atenção básica.”
Por sua vez, Valdemir Moreira, diretor administrativo do HGI, expressa sua satisfação ao ver um hospital público que atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) receber a visita da BSAC. “Nesta ocasião, tivemos a oportunidade de compartilhar e fortalecer as práticas para a redução de infecções multirresistentes e óbitos evitáveis, visando uma saúde mais sustentável e reforçando o papel do CEJAM e do Hospital Geral de Itapevi na sociedade”.
Fonte: Comunicação, Marketing e Relacionamento
SEDE CEJAM
Rua Dr. Lund,41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
INSTITUTO CEJAM
Rua Dr. Lund, 41, Liberdade,
São Paulo, 01513-020
(11) 3469 - 1818
O CEJAM
Onde Atuamos
Fale com a Gente
Acesso Rápido
Escola de Saúde
© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Prevenir é viver com qualidade!
© 2025
Prevenir é viver com qualidade!